O NOVO PARADIGMA DA LIDERANÇA, EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DIGITAIS E GERAÇÃO Z
É inegável que está havendo uma nova revolução nas empresas, impulsionada pela implantação de ferramentas digitais, especialmente a Inteligência Artificial, e pela entrada da Geração Z no mercado de trabalho.
Esse cenário impacta diretamente as relações das organizações com o mercado, a forma de comunicação e o próprio modelo de gestão interna. Em particular, a gestão interna enfrenta pressões crescentes da mentalidade e da compreensão profissional da Geração Z, jovens nascidos aproximadamente entre 1995 e 2010, que buscam conciliar vida pessoal e profissional e exigem um ambiente de trabalho saudável, motivador e flexível.
Diante desse contexto, a pergunta é: de que maneira a liderança deve atuar nesse novo e desafiador cenário? Quais são os desafios e os impactos para a corporação como um todo?
Precisamos relembrar a célebre afirmação de Peter Drucker sobre liderança: “um bom líder é aquele que faz homens comuns realizarem coisas incomuns”.
Portanto, é fundamental ter um olhar crítico e analítico sobre a liderança, considerando que praticamente tudo na empresa depende diretamente dela. Nesse sentido, é interessante mencionar dados de uma recente pesquisa do GECEP* com empresas nacionais. Segundo a visão de seus respectivos departamentos de Recursos Humanos, 45% dos líderes são considerados insuficientemente ou totalmente despreparados para o desempenho de suas funções.
Entre as principais falhas apontadas estão a incapacidade de motivar suas equipes, problemas de comunicação e falta de atualização.
Em meio a tantas soluções complexas atualmente em voga no mercado, gostaríamos de apontar algo extremamente simples, mas eficaz, que pode nortear os esforços de treinamento e desenvolvimento da liderança: o princípio CHAAC – Competências, Habilidades, Atitudes e Comportamentos da Liderança.
O CHAAC é um poderoso indicador de performance dos líderes, pois aborda tanto o contexto profissional (competências e habilidades) quanto as capacidades pessoais (atitudes e comportamentos). Ele deve ser configurado na forma de indicadores individuais, levando em consideração as características ambientais, profissionais e filosóficas da empresa, mostrando as áreas prioritárias, os valores intrínsecos e os focos estratégicos desejados de cada líder. Deve ser aplicado e avaliado periodicamente para cada líder, apontando quais são as áreas de progresso e crescimento, bem como os quadrantes que ainda requerem ênfase, acompanhamento e reforço na preparação.
Imagine um líder proativo, mas com certas dificuldades em habilidades específicas, como feedback e orientação profissional, ou que, por questões de temperamento, se retraia diante de um problema ou se torne irascível e taciturno diante de contrariedades, rejeitando a tecnologia e a atualização. Na prática, vemos isso acontecer com frequência nas organizações, e pouco ou quase nada é feito para abordar o problema individualmente, conscientizar o líder, reunir ferramentas de suporte e apoio ao seu desafio e mensurar seu progresso. O CHAAC é um indicador claro e preciso desses aspectos, o que torna o esforço de desenvolvimento da liderança focado, objetivo e preciso, otimizando os recursos despendidos e tornando a ação do RH altamente produtiva em termos de resultados imediatos.
Dicas práticas sobre CHAAC:
Se essa ferramenta faz sentido para você, seguem algumas questões importantes para configurá-la especificamente para sua empresa:
- Quais são os indicadores, métricas e KPIs mais adequados para a sua liderança como um todo e para os diversos departamentos em particular?
- Como está estruturada a comunicação da liderança? Seus líderes aplicam feedback regularmente? Estão preparados para o feed forward?
- Quais são as visões e valores mais relevantes em sua empresa, que devem nortear todos, especialmente os líderes, para promover um sólido e positivo clima organizacional?
- Existe atualmente um mapeamento efetivo de competências (conhecimentos) e habilidades (práticas efetivas) de seus líderes, indicando onde e como podem ser mais produtivos e eficazes?
Está difícil?
A People First possui a expertise para configurar indicadores CHAAC sob medida para sua organização. Com mais de 30 anos de experiência na área e cerca de 10 mil líderes treinados no Brasil e em mais 8 países, em empresas de diversos portes e ramos de atuação, estamos ao seu dispor para entender seus desafios, conhecer o perfil de seus líderes e desenvolver ações simples, pragmáticas e focadas em resultados.
Agende um contato sem compromisso agora mesmo!