OS DESAFIOS DA GESTÃO EFICAZ DE TALENTOS
Lidar com talentos sempre foi um fator de alta complexidade para gestores e líderes. Segundo pesquisa recente de uma renomada consultoria paulistana, das dez maiores causas de desligamento de gestores, inabilidades específicas em lidar com a equipe ocupam o terceiro posto. É algo preocupante.
Ao consultar os palestrante e autores mais renomados ou mesmo a literatura especializada, nota-se uma ênfase – de forma até um tanto repetitiva – na mesma boa e velha fórmula: é preciso inteligência emocional, resiliência, técnicas de liderança… Sim, é o óbvio, mas cada vez mais, não é o suficiente.
A verdade é que o contexto pós-pandemia mudou radicalmente a forma de gerir talentos, o que se soma ainda aos desafios de lidar com a geração Z, que nasceu com os pés fincados na internet e redes sociais.
Tenho imenso respeito aos autores e literatura sobre liderança, fonte na qual, aliás, bebo com frequência. Mas quero dar uma visão prática sobre gestão eficaz de talentos, baseada na experiência prática de mais de 30 anos em Consultoria de Gestão Empresarial, acrescida do choque causado pela pandemia:
1 – Gestão eficaz de talentos pressupõe uma compreensão acentuada das pessoas, não somente das tarefas
Líderes preparados para gerir precisam sair do pensamento convencional e adotar uma postura disruptiva com relação ao perfil, propensões, aptidões e
modelos de pensamento de sua equipe. Sem esse elemento, acirra-se um choque de tendências (por vezes, de gerações), em que a busca por resultados
acaba por sofrer comprometimento acentuado;
2 – Gestão eficaz e talentos pressupõe a construção de um caminho criativo para a obtenção de resultados e não somente os bons e velhos comandos
Aliar novas ferramentas, novos dispositivos, novas tecnologias e formas de transmitir os desafios e mensurar os resultados é uma realidade da gestão, especialmente se ela precisa lidar com a geração Z. Conciliar soluções que combatam a falta de foco e a “mesmice” são básicas nesses novos tempos;
3 – Gestão eficaz de talentos impõe um novo paradigma de comunicação individual e de equipe
As velhas fórmulas de comunicação formal, unidirecional e vertical ficaram para trás. Gerir talentos impõe o desafio de descobrir o que de fato funciona e faz a diferença quando o pressuposto maior é obter resultados. Isso passa por todo o processo de comunicação, como também pela capacidade de emitir a mensagem correta, na hora correta e do jeito mais adequado.
Esses e muitos outros desafios desses novos tempos estão a exigir posturas
revolucionárias, que requerem a devida preparação. A pergunta que não quer calar é: sua empresa está preparada? Você está preparado?
Nós da People First temos todo o ferramental necessário para colocar seus líderes num novo patamar em termos de gestão de talentos.